No Nordeste, Lula já é presidente
Nova pesquisa do Datafolha mostra Lula com 67% das intenções de voto na região, contra 29% de Bolsonaro
Oi, gente, tudo bem?
Bateu o desespero depois da divulgação da pesquisa do Datafolha, apontando um cenário mais apertado na disputa presidencial? Se avexe não, que a gente tem boas notícias: se depender do Nordeste, Lula já é presidente.
A pesquisa do Datafolha, divulgada na terça-feira (19), mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 67% das intenções de voto no Nordeste contra 29% de Bolsonaro (PL). No primeiro turno, o petista teve 12,9 milhões de votos na região. Neste segundo turno, estão em disputa os votos que foram depositados em outros candidatos, fora Lula e Bolsonaro. No Nordeste foram dois milhões de eleitoras (es). No Sudeste, 4,8 milhões.
E, ao contrário do que afirmam os xenofóbicos, apesar da intensificação do uso eleitoreiro da máquina pública por Bolsonaro, o eleitorado nordestino “sabe fazer ponderações, compreender o processo da eleição e não é facilmente manipulado por ações pontuais”. Quem afirma isso não somos nós, é a pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia e professora de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, Monalisa Soares.
No Nordeste, fascista não se cria! Não vamos levar o Brasil nas costas, como já alertamos aqui, mas estamos nas trincheiras da resistência para dar exemplo.
Mirem-se no exemplo das eleitoras e eleitores do Nordeste.
Um cheiro! Sirva-se!
O que podemos esperar do 2º turno?
O professor de direito da Universidade regional do Cariri, Djamiro Acipreste, fez um balanço do primeiro turno e analisou o que teremos pela frente. O episódio do Budejo podcast reflete sobre o baque inicial de constatar que 51 milhões de brasileiros ainda votam em Bolsonaro e da eleição de quadros da extrema direita, mas também celebra vitórias do campo progressista no legislativo.
Vitória de Bolsonaro será ruim para igrejas
O bolsonarismo será um golpe para as igrejas, com perda de credibilidade de líderes que o apoiam. A avaliação é do pastor da Igreja Batista Orivaldo Lopes Júnior, coordenador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, teólogo, doutor em Ciências Sociais e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Clã Bolsonaro
Dados extraídos das redes sociais de Jair Bolsonaro e dos filhos Flávio, Eduardo e Carlos pela plataforma METAMEMO, e analisados pela Agência Tatu, mostram como se deu a mudança nos discursos do clã Bolsonaro em relação aos programas sociais de transferência de renda.
Eleições nos estados do Nordeste
Quando se trata de resumir os acontecimentos – e as fofocas – da política no Nordeste, As Cunhãs nunca falham. No último episódio do podcast, elas mostraram como anda a disputa no segundo turno na Bahia, em Alagoas, em Sergipe, na Paraíba e em Pernambuco. As peculiaridades de cada estado são tantas que em um deles tem até bolsonarista apoiando petista.
Baixa representatividade feminina
Ao lado de Tocantins, Amazonas e Paraíba, Alagoas não terá deputadas federais e elegeu apenas seis mulheres para a Assembleia Legislativa. Ao Mídia Caeté, especialistas falaram sobre o que isso representa.
Pernambuco, estado com mais feminicídios e transfeminicídios
O monitoramento da Rede de Observatórios da Segurança Pública colocou Pernambuco como o estado com mais feminicídios entre os monitorados pela Rede no Nordeste. Também foi o estado com mais transfeminicídios entre os sete estados da Rede, com 13 assassinatos. Por isso, a Marco Zero quis saber o posicionamento das candidatas ao governo Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) em relação à violência contra mulheres, pessoas trans e a juventude. Vamos ficar de olho nas propostas para cobrar no futuro.
Gostasse dessa edição? Ajude a continuar o nosso trabalho contribuindo com a campanha de financiamento Plantio e/ou manda um pix para cajueira.ne@gmail.com
Espalha nossos frutos por aí !
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.
Confira nossas edições anteriores.