Especial | Eleições Nordeste (Parte 2) 🗳️
Continuamos nosso giro pelos estados do Nordeste para acompanhar as movimentações políticas.
Oi, tudo bem contigo?
Esta é a segunda das três edições especiais que preparamos para tu entender melhor o contexto das eleições nos estados do Nordeste. Na primeira, mostramos as movimentações eleitorais em Sergipe, Alagoas e Ceará. Agora vamos fazer um giro por Pernambuco, Maranhão e Piauí.
A primeira parte da newsletter é um resumo do contexto político. Depois, a gente traz links de conteúdos que ajudam a aprofundar os entendimentos, não apenas da política local, mas que mostram como os arranjos regionais são fundamentais para entender o cenário nacional. Não custa lembrar que os presidenciáveis estão na disputa pelo eleitorado nordestino.
Continuamos precisando da tua pra indicar jornalistas independentes que cobrem política nos estados do Nordeste, conheces? Manda aqui pra gente acompanhar nas redes sociais!
Antes de continuar a leitura, não te esquece de apoiar nosso trabalho divulgando a Cajueira, fazendo um pix para a chave email cajueira.ne@gmail.com e/ou participando da nossa campanha de financiamento recorrente Plantio. E te damos um ótimo motivo pra ser nosso apoiador, além da Newsletter, estamos produzindo mensalmente o CajuZap, uma minicuradoria em áudio com conteúdo exclusivo. Tu já estás recebendo no teu WhatsApp?
Se liga que essa semana chega a quarta edição do CajuZap que é sobre política também. Para ouvir é fácil: basta adicionar esse número: (11) 9 8242-8751 e mandar um "oi" lá no WhatsApp, que te adicionamos em nossa lista de transmissão!
Um cheiro! Sirva-se!
Alianças do PT em Pernambuco
No estado onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nasceu, o apoio do petista vinha sendo disputado pelos candidatos ao governo Danilo Cabral (PSB) e Marília Arraes (Solidariedade). Em recente visita, Lula afirmou seu apoio a Danilo, selando a histórica aliança entre PT e PSB no estado. Marília, que já declarou apoio à candidatura de Lula à presidência, deixou o PT este ano e foi para o Solidariedade, como uma forma de garantir sua candidatura ao governo. Com a imagem mais atrelada a Lula do que Danilo, Marília, que é neta do ex-governador pernambucano Miguel Arraes, lidera as pesquisas, enquanto o candidato apoiado pelo petista aparece em terceiro lugar. Em segundo lugar está Raquel Lyra, do PSDB.
Polarização no Piauí
A disputa para o governo está entre o grupo do ministro bolsonarista da Casa Civil Ciro Nogueira e do ex-governador petista Wellington Dias. De um lado, está o ex-prefeito Sílvio Mendes, do União Brasil, que tem como vice a deputada federal Iracema Portela, do PP, ex-esposa de Ciro. Do outro lado, está o ex-secretário de Fazenda do governo estadual, Rafael Fonteles, do PT. Seu vice é o deputado estadual Themístocles Sampaio, do MDB, que ocupou ininterruptamente a cadeira de presidente da Assembleia piauiense desde 2005.
Se o cenário da disputa ao governo ainda não está bem definido, pesquisas apontam para a vitória de Wellington Dias nas eleições do Senado.
Apoios divergentes no Maranhão
Assim como no Piauí, a preferência do eleitorado maranhense só está definida em relação ao candidato ao Senado. O ex-governador Flávio Dino, do PSB, lidera as pesquisas com folga em relação ao seu adversário, o senador bolsonarista Roberto Rocha, do PTB.
Na disputa para o governo, o contexto no Maranhão se assemelha ao de Pernambuco, com dois candidatos lulistas disputando votos. O atual governador Carlos Brandão (PSB) enfrenta o senador Weverton Rocha (PDT). Ambos estavam na mesma aliança que reelegeu Flávio Dino em 2018, mas que se desfez em 2020.
Embora declare voto no Lula, Weverton é do mesmo partido de Ciro Gomes e também recebeu apoio do PL, partido de Bolsonaro. Ele vai precisar explicar essas contradições para o seu eleitorado no Maranhão.
Links que valem o clique 😉
Vale ler a cobertura que a Marco Zero Conteúdo fez sobre a visita de Lula a Pernambuco. Neste link você encontra três textos que explicam melhor a aliança entre o PT e o PSB no estado.
A Agência Tambor conversou sobre violência política com Wagner Cabral da Costa, historiador e professor da Universidade Federal do Maranhão. Para ele, há muitas semelhanças entre Bolsonaro e Hitler.
Em um artigo publicado no portal O Pedreirense, o professor de Geografia do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), José Edson da Silva Barrinha, fala dos perigos do fanatismo e da intolerância na política.
A COAR Notícias elencou sete dicas essenciais para distinguir notícias de fake news. Vale mandar no grupo da família!
Castanha
Entre os dias 24 a 26 de agosto, a COAR realizará o I Colóquio Nacional sobre o Clima: diálogos para pesquisas acadêmicas e cobertura jornalística. Representantes de entidades ambientais e jornalísticas estarão reunidos para um debate aprofundado sobre desinformação climática. O objetivo é apontar possibilidades e soluções para uma Amazônia livre e sustentável, além de levantar discussões relacionadas aos desertos de notícias e violência de gênero. O evento ocorrerá de forma on-line.
E no 17• Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, que ocorre se 3 a 7 de agosto de forma híbrida, vai ter mesa sobre jornalismo local e desconstrução de estereótipos nordestinos com Mariama Correia, idealizadora da CAJUEIRA. Te inscreve lá!
Gostasse dessa edição? Espalha por aí
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.
Confira nossas edições anteriores.