📚🎬12 livros e 12 filmes para ver o Nordeste com outros olhos em 2022
Aproveita essa lista com duas indicações para curtir a cada mês e já organiza o calendário
Oá, a gente aqui na Cajueira já declarou que tá acabado o ano, pois chega, né? Essa é nossa última edição de 2021. E tu tais bem? Já queres também partir pras festas, bebedeira, comedeira, e crer que o novo ano virá com bons ventos e cajus docinhos? Só não vai fazer como o povo de Mossoró no show de João Gomes, visse? Pense num desmantelo! 😂
Por aqui, somos dessas que acreditam que o ano vira e tudo melhora kkkk… Inocentes? Pode ser, mas se tem uma superstição que vale a pena ter é essa. E a gente ficou ainda mais esperançosa com o abraço de Solange Almeida e Xandy Avião fazendo as pazes no palco e nos fazendo chorar relembrando os tempos gloriosos de Aviões do Forró. É esse Brasil que a gente quer!
Então, já começa a planejar aí o que tu vai fazer de bom ‘paruâno’, como se diz em alguns estados do Nordeste. E se for viajar nos feriados, aproveita pra rever essa ideia estereotipada de praias nordestinas exóticas. Se liga aqui neste post que fizemos, listando oito destinos da região que vão muito além das praias.
Lá no nosso insta também tem uma retrospectiva lindona de como foi esse nosso primeiro ano de Cajueira, completado em novembro passado. A gente fez foi coisa! 💃Se perdeu alguma edição, volta aqui pra não ficar boiando no que teve de mais importante em 2021. E se tu acompanha e gosta da gente, pode mandar um pix de Natal: cajueira.ne@gmail.com ou fazer uma colaboração mensal na nossa Campanha Plantio do Apoia.se.
Depois de tanto indicar veículos e conteúdos nordestinos de qualidade, decidimos fazer uma pausa até meados de janeiro (mais conhecido como ‘parumês’) quando retornaremos com novidades e viradas no mói coentro. Se tu também vai fazer uma pausa, aproveita pra ler filmes e livros que oferecem um novo olhar sobre os estados do Nordeste. Fizemos uma lista massa com indicações no fim da edição (confere!).
Vale lembrar que a nossa última news (#24), comemorativa de 1 ano, trouxemos uma entrevista com o historiador Durval Muniz, autor do livro “A invenção do Nordeste e outras artes”, que falou como a mídia (incluindo cinema e a literatura) contribui para estigmatizar nossa região. Obras como o Auto da Compadecida, Onde Nascem os Fortes e Bacurau têm em comum a terra vermelha, seca, o pobre de chinelo, sofredor, batalhador… aquele cenário clichê, velho conhecido nosso, né? Não à toa a ‘Roliúde’ nordestina - Cabaceiras, na Paraíba - já foi cenário de dezenas de filmes porque faz sol o ano inteiro e tem esse solo seco cheio de cactos, associado ao Nordeste no imaginário brasileiro.
Trate de entrar em 2022 com outra noção de Nordeste: troque o chapéu de couro pelo boné estiloso do bregafunk de Shevchenko e elloco, esse sim mais usado hoje, como disse a jornalista Fabiana Moraes. Por falar nela, Fabiana levantou lá no tuíter um monte de podcast nordestino massa pra gente ouvir. E, pra completar, salve os filmes e livros que separamos aqui embaixo (só coisa fina), que a gente já viu e gostou. Tem dica para cada mês do ano.
Obrigada pela companhia em 2021. Um cheiro, te cuida e até paruâno! 😘
📚 Livros
Escritores direto do Ceará:
1- A Cabeça do Santo: Socorro Acioli (2014);
2- No útero não existe gravidade: Dia Nobre (2021);
3- O Tempo Inhamuns: Dauana Vale (2015)
4- Primeiro eu tive que morrer: Lorena Portela (2021)
5- A palavra que resta: Stênio Gardel (2021);
6- Redemoinho em dia quente - Jarrid Arraes (2019)
Uma cidadã paraibana:
7- Quarenta dias - Maria Valéria Rezende (2014)
Agora, os pernambucanos fazem o nome:
8 - O Dia em que fui Santa Joana dos Matadouros: Jussara Salazar (2020); [FINALISTA JABUTI 2021]
9- O movimento dos pássaros: Micheliny Verunschk (2020) [FINALISTA JABUTI 2021]
10- A menina dos olhos de canoa: Calincka Cratéus (2021)
11- Furtiva - Bione (2019)
Por último, um poeta potiguar:
12 - Trem Fantasma: Pedro Lucas Bezerra (2021)
🎬 Filmes:
1- Boi Neon - Gabriel Mascaro (Pernambuco)
2- Estou me guardando pra quando o carnaval chegar - Marcelo Gomes (Pernambuco)
3- Currais - Sabrina Colares e David Aguiar (Ceará)
4- Amor, plástico e barulho - Renata Pinheiro (Pernambuco)
5- Café com Canela - Glenda Inácio e Ary Rosa (Bahia)
6- O Dia de Jerusa - Viviane Ferreira (Bahia)
7- Kátia - Karla Holanda (Piauí)
8- Caixa d’água - Qui-lombo é esse? - Ervelane Moraes (Sergipe)
9- Odó Pupa - Lugar de resistência - Carine Fiuza (Paraíba)
10- Septo - Pipa Dantas (Rio Grande do Norte)
11- O Som ao Redor - Kleber Mendonça (Pernambuco)
12- Sideral - Carlos Segundo (Rio Grande do Norte) - curta-metragem finalista do Festival de Cannes
Gostasse dessa edição? Espalha por aí 😉
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.
Confira nossas edições anteriores.
Adorei decretarem o fim do ano porque socorro né? Já deu demais!