Oi, tudo bem?
Aqui é Marco Ferro, jornalista sergipano que faz parte da equipe da Cajueira. Você deve ter visto aquela notícia que rodou bastante há uma semana: “Cem escolas do país com maior desempenho nos anos iniciais são do Nordeste”. Dá um orgulho danado, né? Afinal, é uma vitória imensa para uma região historicamente e imageticamente representada como inculta pela mídia.
Mas a Folha de S.Paulo decidiu ilustrar essa notícia tão positiva com uma foto antiga de uma escola em Sobral (CE), tirada quase dez anos atrás, antes de uma reforma. A imagem mostra um cenário de seca e precariedade. Isso não é apenas um detalhe, é uma escolha editorial que carrega um peso simbólico enorme. Vou te explicar melhor.
Imagens contam histórias e quero usar o conceito de “imagem bumerangue”, da jornalista Fabiana Moraes, para falar um pouco do peso dessa escolha. Fabiana chama de bumerangue as imagens que sempre voltam nessa representação do Nordeste, perpetuando estereótipos.
A narrativa criada pela imagem utilizada no jornal paulista propõe uma oposição. Uma imagem de pobreza que se opõe ao título positivo. É como se inserisse um “apesar de…” antes do texto. “apesar da seca”, “apesar da pobreza”, “apesar das dificuldades” as escolas têm bom desempenho. Essa narrativa, que faz parecer que nossas vitórias são sempre um milagre, um acaso em meio a um cenário de adversidade que nunca muda, ainda são muito presentes nos meios de comunicação.
Aqui na Cajueira, a gente destaca narrativas que mostram as realidades diversas da nossa região e os territórios como eles realmente são. Nesta edição, começamos a trazer conteúdos sobre eleições no Nordeste. Aproveite nossos conteúdos para se informar bem.
Antes dos links, aquele lembrete: ajude a gente a continuar fazendo nosso trabalho. Contribua com a campanha Plantio e/ou faça um pix de qualquer valor para cajueira.ne@gmail.com.
Sirva-se!
Mudanças climáticas
Para a TV Imbau, Raquel Paris Kariri falou sobre como o avanço do desmatamento na Amazônia e as mudanças climáticas. Vale demais também ver esse vídeo do Afoitas onde ela explica porque as populações do Semiárido nordestino não são refugiadas climáticas.
Ainda no Afoitas, leia a reportagem especial que mostra como os impactos das enxurradas de 2022 ainda são sentidos na Região Metropolitana do Recife
Tássio Barreto Cunha, geógrafo e professor, analisou os conflitos socioambientais no Matopiba para a Agência Eco Nordeste.
Mulheres nos esporte
Thayná Lima, aos 14 anos, enfrenta preconceitos e sonha alto no futebol feminino. Destaque em todas as categorias em que compete, já é vista como uma promessa no esporte. Confira a trajetória da sergipana no site Periféricos.
No primeiro episódio do videocast “Fala Alagoana”, da Revista Alagoana, conhecemos Karolzinha, uma jovem skatista de Alagoas que está ganhando espaço no cenário esportivo local e além.
Eleições 2024 🗳️
Nas nove capitais nordestinas, 66 pessoas disputam a prefeitura. O perfil dos candidatos? Homens, brancos e com ensino superior.
O primeiro debate para a prefeitura de Aracaju foi cercado de polêmicas, incluindo acusações de favorecimento do mediador às candidatas de direita.
A Diadorim investigou que, entre junho de 2023 e junho de 2024, políticos de extrema direita pagaram para impulsionar 124 postagens contra crianças e adolescentes trans no Facebook e Instagram, disseminando discursos de ódio e desinformação.
Em um levantamento nacional, apenas Salvador (BA) e Fortaleza (CE) se destacam com políticas básicas de apoio às comunidades LGBTQIA+. São Luís (MA), por outro lado, é uma das cinco capitais sem qualquer legislação que proteja esses direitos.
Castanhas
A Coar Notícias tá de cara nova! A equipe arrasa nas checagens regionais. Acompanhe durante as eleições municipais.
Clipe produzido por O Pedreirense e Banda Pedra Grande foi selecionado para a Mostra Maranhão de Cinema de Videoclipes "Maranhão na Tela", que acontecerá de 20 a 28 de setembro, em São Luís. Sucesso!
Já ouviu o novo álbum da Liniker que se chama "Caju" 😍. É uma mistura docinha com vários artistas e bandas nordestinas incríveis, tipo Pabllo Vittar, Melly, BaianaSystem e Priscila Senna. Será que amamos?
E aqui vai um recadinho das nossas parceiras da Rádio Novelo ❤️. A gente recomenda muito o podcast semanal delas, o Rádio Novelo Apresenta, que sempre traz "histórias que você não sabia que precisava ouvir". Além do convite pra escutar o podcast, elas convidam as leitoras e leitores da Cajueira a mandarem histórias pro podcast. Olha que chique! Não precisa ser jornalista pra mandar pauta, você pode só sugerir uma ideia, mas tem também a possibilidade também de frilar pra lá fazendo uma reportagem em áudio. Aqui nesse link tem tudo bem explicadinho de como faz pra mandar. E fica também a sugestão de assinar a newsletter delas, que é muito massa.
Memes Nordestinos 😂😂😂
Piseiro, rock e pagodinho na mesma playlist!
A disputa de melhor nome de candidato tá acirrada em Pernambuco, viu?
Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar valorizando a mídia independente nordestina.
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.
O IDEB de nada vale, pois parte do índice tem relação com as aprovações, que são super artificiais, já que alunos, sem problemas cognitivos, que não sabem ler são passados a frente quase automaticamente. Isso para ficar só num exemplo... Portanto, tenho orgulho nenhum disso.