Sertão do Futuro: Já pensou em uma educação que transforma a forma como enxergar o semiárido? 🤩
Primeiro episódio está no ar; e ainda tem mais sobre eleições do Nordeste
Olá, tudo joia?
Nosso podcast Sertão do Futuro já está no ar com o primeiro episódio. Você já ouviu? A jornalista Júlia Vasconcelos, que está com a gente nesse projeto, visitou a Escola Rural Municipal de Tempo Integral Professora Valdete, na comunidade de Massaroca, em Juazeiro (BA). Lá, os alunos estão vivendo uma educação que transforma a forma como enxergam o semiárido. Eles aprendem a cuidar dos bichos, conhecem as lendas do Velho Chico e têm contato com a plantação na hortinha.
“Conectar a primeira infância e a educação contextualizada para a convivência com o Semiárido é uma oportunidade de mostrar a Caatinga que a TV não mostra. Um bioma vivo, verde e diverso. As próximas gerações precisam criar um novo imaginário a respeito do local em que vivem”, afirma Jayanne Rodrigues, membra da Cajueira, roteirista e apresentadora do Sertão do Futuro. Clica aqui pra saber mais!
É aquilo: entender nossas raízes e forças pra valorizar desde cedo. E, olha, somos suspeitas pra falar, mas esse episódio está bom demaaaaais! Estreamos com o melhor do caju! Vai logo ouvir e conta depois pra gente o que achou comentando no nosso Instagram @cajueira_, lá tu vai achar alguns conteúdos de bastidores, vídeos, fotos e mais informações sobre o podcast.
Atenta aí, porque o segundo episódio chega já, já! No dia 27 de setembro, uma sexta-feira, vamos falar sobre a construção de novos olhares em torno da fauna da caatinga, essa riqueza que só o nosso sertão tem, e que inspirou os personagens de um livro incrível. E, claro, com aquela participação especial das crianças nordestinas, que deixa tudo ainda mais gostoso de ouvir!
O “Sertão do Futuro” está disponível nas principais plataformas de áudio e, agora, com transcrição completa. Esse projeto conta com o apoio da Ajor e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
🗳️ Eleições no Nordeste e a política do ‘manda quem pode’
Estamos bem perto das eleições, por isso não podíamos deixar de trazer nossa curadoria sobre a disputa no Nordeste. Você tá de olho nas propostas e acompanhando os debates? Para além de se abismar com as cadeiradas por aí, é muito importante escolher bem o candidato em quem vai confiar o seu voto. Pra te dar uma forcinha, trazemos hoje um panorama dos candidatos nas capitais nordestinas e também as disputas pelo interior dos estados. Na edição de hoje, vamos falar sobre a Bahia, Piauí e Pernambuco.
Pois, se tu gosta do nosso trabalho e quer ver a Cajueira crescer ainda mais, apoie a gente! Você pode contribuir assinando nossa campanha Plantio em apoia.se/cajueira e/ou fazendo um pix de qualquer valor para cajueira.ne@gmail.com. Toda ajuda, seja com dinheiro ou compartilhamento das nossas publicações, é super bem-vinda!
Eleições na Bahia
A corrida pela prefeitura de Salvador conta com seis candidatos na disputa, e entre eles, apenas uma mulher, Eslane Paixão, da UP. O atual prefeito, Bruno Reis, do UNIÃO, tenta a reeleição e já aparece na frente com mais de 60% das intenções de voto, segundo as últimas pesquisas. Seus concorrentes são Geraldo Júnior, do MDB; Kleber Rosa, do PSOL; Victor Marinho, do PSTU; e Silvano Alves, do PCO.
Na Bahia, cinco deputados estaduais disputam eleições municipais, sendo quatro para o cargo de prefeito e um concorre para vice-prefeito. O Blog do Velame fez esse levantamento para mostrar como deve ficar a nova composição da Assembleia Legislativa do estado, e a oposição ao governador Jerônimo Rodrigues, do PT, caso algum deles ganhe.
A professora de história, especialista em fundamentos políticos da educação, Fernanda Protasio, reflete sobre o fenômeno do mandonismo e do patrimonialismo na memória política do município baiano de Poções. Lá, as famílias Mascarenhas e Magalhães se alternam no poder desde o início da Nova República. O artigo está no Site do Coreto.
Eleições no Piauí
Na disputa pela prefeitura de Teresina são nove candidatos. Assim como em Salvador, só uma mulher está concorrendo – Lourdes Melo, do PCO. O atual prefeito, Dr. Pessoa, do PRD, tenta a reeleição e tem como concorrentes: Telsírio Alencar, do MOBILIZA; Santiago Belizario, da UP; Professor Tonny, do NOVO; Geraldo Carvalho, do PSTU; Francinaldo Leão, do PSOL; Fábio Novo, do PT; e Silvio Mendes, do UNIÃO, que já foi prefeito de 2004 a 2010. De acordo com as pesquisas, Fábio Novo e Silvio Mendes estão empatados, cada um com cerca de 40% das intenções de voto.
No Piauí, o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, está fazendo o que pode – e o que não pode – para eleger o primo, Guilherme Oliveira, do PT, a prefeito de sua cidade natal, Canto do Buriti. O Ocorre Diário mostra que as ações envolvem uso de cargo, desmatamento e nepotismo.
Eleições em Pernambuco
Na capital pernambucana, o atual prefeito e candidato instagramável, João Campos, do PSB, está muito confortável na disputa. As pesquisas eleitorais o apontam com mais de 70% das intenções de voto para a reeleição. Seus concorrentes são Gilson Machado, do PL; Victor Assis, do PCO; Dani Portela, do PSOL; Técio Teles, do NOVO; Ludmila, da UP; Simone Fontana, do PSTU e Daniel Coelho, do PSD. Mais mulheres pelo menos.
A Marco Zero Conteúdo está fazendo um excelente trabalho investigando o Programa Infância na Creche, feito por meio de parcerias público-privadas que garantiram um dos principais discursos de campanha de João Campos. Ele se gaba por ter dobrado o número de vagas em creches. Mas a história não é bem assim como o prefeito conta.
Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar valorizando a mídia independente nordestina.
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.