Rios do Nordeste sob ameaça: ribeirinhos continuam à margem ⚠️
Políticos negligenciam a sobrevivência das comunidades que dependem dos rios e manguezais
Oiê, tudo certo?
Hoje, 11 de julho, começa em São Paulo o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji – simplesmente o maior encontro de jornalistas do país! E, adivinha só? A Cajueira marca presença em seis mesas do evento. Esta edição homenageia a pernambucana Fabiana Moraes, uma das nossas grandes inspirações no jornalismo, e nós vamos mediar (e tietar muito) uma mesa especial em homenagem a essa diva. Acompanhe tudo no nosso Instagram.
Ocupar espaços como o da Abraji é muito importante para nosso objetivo maior, que é diversificar e descentralizar o jornalismo no Brasil. Nos apoie nessa missão contribuindo com a campanha de financiamento Plantio no apoia.se/cajueira e/ou pelo pix cajueira.ne@gmail.com.
Nesta edição da nossa curadoria, destacamos conteúdos que denunciam a luta de populações pela preservação de rios em Sergipe, Piauí e no Maranhão. Também destacamos arranjos políticos na preparação para eleições municipais e histórias inspiradoras.
Um cheiro! Sirva-se!
Movimentações políticas em vésperas de eleições
Em Olinda (PE), após oito anos de governo conservador, a coligação PT/PCdoB/PV se uniu em um "Projeto Popular" para apoiar Vinicius Castello (PT), o primeiro candidato LGBTQIA+ à prefeitura da cidade.
Já em João Pessoa (PB), a Federação PSDB/Cidadania está apostando na juventude com um discurso de fortalecimento das bases. Luiz Neto assume a presidência, substituindo Pedro Cunha Lima. O blog Política Por Elas resume bem: "promessas de mudança se misturam ao eterno jogo de interesses políticos”.
O podcast As Cunhãs está de olho na disputa eleitoral em Fortaleza (CE) e têm muito a dizer. O podcast acaba de comemorar 200 episódios. Parabéns!
No Maranhão, estado com uma maioria conservadora e histórico de políticas LGBTfóbicas, a Agência Tambor destaca a importância de eleger políticos que representem a comunidade LGBTQIA+.
Para não se perder nas regras de campanha, o Blog do Barreto explica o que pode e o que não pode.
Preservação dos rios
Em Aracaju (SE), o último rio navegável e não poluído da cidade está sob ameaça. A prefeitura iniciou o aterramento do manguezal próximo ao Rio Vaza-Barris, ignorando a comunidade e os órgãos ambientais.
O verde dá lugar ao concreto em Oeiras (PI). Ativistas denunciam o desmatamento nas margens do Riacho Mocha, aparentemente para beneficiar um condomínio privado.
Povoados próximos ao Rio Insono, em Pedreiras (MA), sofrem com a falta de água devido ao baixo volume do rio, agravado pela destruição da cachoeira. A prometida construção de uma barragem artificial ainda não saiu do papel.
Histórias inspiradoras
Na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti, em Maceió, o conhecimento rompe barreiras. A Agência Tatu nos apresenta histórias de reeducandos que, através do ensino superior, reescrevem suas trajetórias e planejam o futuro além dos muros.
Rosa Campello, ativista pernambucana de 65 anos, transforma o comum em extraordinário. A artesã usa materiais encontrados no mar para criar esculturas, cangas, telas e joias.
Maria do Carmo é a primeira ultramaratonista alagoana a conquistar esse título com mais de 60 anos. Ela tem 215 medalhas e 109 troféus, e já levou o nome do Brasil para competições na Colômbia e no México. Dale, Carminha!
Castanhas
VoteLGBT é a plataforma que mapeia as pré-candidaturas LGBTQIAP+ para as eleições de 2024. São 214 registradas, com maior concentração no Sudeste e Nordeste.
Projeto Comprova monitora e verifica as eleições municipais de 2024, com a colaboração de 42 veículos de comunicação, incluindo a Agência Tatu.
Conheça o Vozes da Terra, uma ação de comunicação popular que visa formar comunicadores em territórios impactados por conflitos no campo.
Memes Nordestinos 🌵
Taí o motivo do brega funk não sair da nossa cabeça!
Pular fogueira já foi, agora é pular nos blocos de carnaval!
Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar valorizando a mídia independente nordestina.
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.
Gostaria de alertar para um erro de comunicação política importante: PT, PCdoB e PV não tem coligação e, sim, formam a Federação Brasil da Esperança. Há diferenças cruciais nessa questão, que podem ser conhecidas nessa matéria do TRE-SC: https://www.tre-sc.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Fevereiro/eleicoes-2024-voce-sabe-as-diferencas-entre-coligacao-e-federacao-partidaria. A novidade, no caso, além da definição da pessoa candidata, é a coligação garantida com o PSB e a possível adesão do PSOL.