Olhares nordestinos sobre a Copa ⚽ 🏆
Entramos em campo com uma seleção de coberturas esportivas descentralizadas
Oi, tudo massa?
Aqui é Mariama Correia, cofundadora da Cajueira. Animades com a seleção ?
Agora que a gente voltou a sorrir - e até a ostentar a cores da bandeira sem medo de passar por golpista - preparamos uma curadoria com veículos nordestinos focados na cobertura esportiva. Tá chique demais, com comentários e indicações especiais de dois cabras que são feras, os jornalistas Celso Ishigami, do NE45minutos, e Gil Luiz Mendes, do Baião de Dois podcast.
Mas antes, tu já reparasse em como os times e campeonatos do Nordeste são escanteados pela mídia sudestina? Tem gente que fica feito besta babando times de fora, sem se dar conta do quanto essa distorção da cobertura ajuda a manter a hegemonia do Sul-Sudeste.
Precisamos desafiar essa lógica! Em 2023, nós da Cajueira queremos jornalismo descentralizado e sem preconceitos contra o Nordeste. Para chegarmos lá, o trabalho de veículos independentes nordestinos, que fazem coberturas a partir de seus territórios, é muito importante. Tu podes ajudar a gente a continuar visibilizando esses projetos, doando no pix cajueira.ne@gmail.com ou contribuindo com a campanha plantio.
Voltamos em janeiro trazendo muitos cajus suculentos e novidades.
Boas festas! Vai, Brasil! E um cheiro! 😘
Áudio guia para a Copa
O Podcast 45 Minutos lançou, em novembro, um áudio guia com programas especiais sobre a Copa do Mundo. O Álbum da Copa 2022 já tem quase 20 episódios e analisa diariamente tudo que acontece no Qatar, dentro e fora de campo.
Nordestines na Copa
Tem nordestines na Copa, sim! Entre os 832 atletas no mundial, o portal NE45 listou quatro jogadores. São os zagueiros Bremer e Pepe, o meia Otávio e o lateral Dani Alves. Pela seleção brasileira, os baianos Dani e Bremer estão em busca do hexa. Do lado da Seleção Portuguesa, o alagoano Pepe e o paraibano Otávio miram a taça inédita.
Só que a Agência Tatu chamou atenção para o fato de que a representatividade nordestina ainda é baixa. A seleção brasileira teve apenas 10% de nordestinos em Copas. Dos 355 jogadores e técnicos que já passaram pela seleção em Copas do Mundo, somente 35 são nordestinos
Vale aqui um comentário sobre a cobertura do NE45, um portal totalmente voltado para a cobertura jornalística do futebol do Nordeste. O jornalista Celso Ishigami (@c_ishigami), que faz parte da equipe, diz que nenhum outro portal cobre o futebol com foco na região como eles, nem mesmo os grupos de mídia tradicionais. “O Globo Esporte, por exemplo, cobre todas as praças, mas não tem uma home que aglutine notícias do futebol do Nordeste”.
Ele percebe que a cobertura esportiva independente nordestina tem crescido com veículos especializados em clubes de futebol. Um exemplo é o TimbuCast, focado apenas em notícias e análises sobre o Náutico, de Recife(PE). “A maioria desses canais faz mais análises do que coberturas. As coberturas jornalísticas esportivas, sobretudo de futebol, ainda são dominadas pelos veículos tradicionais”, observou Ishigami.
Elas e os esportes
O perfil no Instagram @elaseosesportes, coordenado por duas jornalistas do sertão pernambucano, vem produzindo conteúdos interessantes, incluindo algumas curiosidades do Mundial. Vale a pena seguir. 😉
Podcasts esportivos
Se eu fosse tu, tacava logo o play no podcast Baião de Dois, um programa sobre futebol e cultura do Nordeste feito com bom humor, bairrismo e bagaceira!
Da equipe do Baião de Dois, o jornalista pernambucano Gil Luiz Mendes (@gilluizmendes) recomendou pra gente outras duas produções da podosfera nordestina: o 45 de acréscimo, de Sergipe, e episódio 32 do Digaí Podcast, com memórias da Copa. Botou quente nas dicas, Gil! 🥰
Castanha
#SoudeHumanas
Acaba de sair um especial da Marco Zero Conteúdo muito interessante. O Sou de Humanas usa o humor para revelar o tamanho do desmonte das Ciências Humanas no Brasil.
Ajude a Cajueira a continuar combatendo preconceitos contra o Nordeste. Mande um pix para cajueira.ne@gmail.com
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.
Confira nossas edições anteriores