‘O jornalismo regional é de interesse nacional’
Entrevista com Ademara Barros, jornalismo de dados nordestinos e mais
Diga, meu povo, tudo bem?
A gente tá cheia de fuxico pra fazer. O primeiro é que a Cajueira está participando do programa Acelerando Negócios Digitais do International Center for Journalists (ICFJ), que visa contribuir com a melhoria dos modelos de negócios e sustentabilidade financeira das iniciativas. Chique, né? E apois! Termos sido selecionadas para o programa, ao lado de tantas outras organizações de mídia do país, é um passo importante no nosso crescimento. E, se chegamos até aqui, é graças ao teu apoio, viu? Muito obrigada!🧡
Tenha nervo que ainda não acabaram os fuxicos! Peeense que a gente tá se achando também porque entrevistamos uma celebridade. 💅 A atriz e jornalista pernambucana Ademara Barros falou sobre jornalismo e humor no CajuZap, nossa mini curadoria em áudio pelo Whatsapp. Ela ainda deu dicas para quem quer vender melhor seu peixe nas redes. “Acho que personalizar os conteúdos ajuda, porque cada vez mais as pessoas estão confiando mais em pessoas do que em empresas”, disse Ademara.
Quer receber o CajuZap? Basta mandar um “oi” para (11) 98242-8751 e salvar o número no seu celular 😉 Não esquece de fortalecer nosso trabalho mandando pix para cajueira.ne@gmail.com.
Calma que ainda tem mais ‘novidade nova’ antes da seleção de links. Este mês, nossa cofundadora Mariama Correia (@mariamacorreia) participou de um debate sobre a importância da regionalização do jornalismo na multiplicação de vozes, durante o lançamento do Troféu Mulher Imprensa, em São Paulo. “O jornalismo regional também é de interesse nacional”, destacou. Você pode conferir como foi o debate aqui.
Agora sim, um cheiro e sirva-se!
Parabéns!
Há seis anos, a alagoana Agência Tatu faz jornalismo de dados com foco no Nordeste. Parabéns para a equipe e obrigada pelos sempre ótimos conteúdos, como esta reportagem sobre adoção tardia. Ela mostra que 85% dos pretendentes à adoção no Nordeste ignoram crianças com mais de seis anos. São meninos e meninas que podem atingir a maioridade sem nunca receber o afeto de um lar.
🔍 Descubra mais projetos de jornalismo de dados e outras iniciativas no Nordeste no Mapa Cajueira.
Folia
Sem sair de Alagoas, a gente lembra que Maceió será tema do enredo da escola de samba Beija Flor, do Rio de Janeiro. A prefeitura prometeu pagar R$8 milhões para a escola. O Repórter Nordeste pergunta: de onde vai sair esse dinheiro?
E por falar em carnaval, o Olhos Jornalismo conta a história da artista trans alagoana Paloma Luz Vida Terra Marques, que nos anos 80 protagonizou desfiles da folia de Alagoas e foi costureira de personalidades da elite local, é a personagem principal da série “O voo de Paloma”.
Luta pela terra
Você deixaria o agronegócio tomar as terras que sua família ocupa há mais de um século? Em Catolés, um distrito de Abaíra, na Bahia, o site Meus Sertões mostra que comunidades tradicionais lutam pelos seus territórios, enfrentando a pressão dos latifundiários.
No Maranhão, quilombolas do município de Alto Alegre, com mais de trinta famílias, denunciam que um empresário estaria impedindo moradores da comunidade de acessarem suas terras. A Agência Tambor conta os detalhes.
O Mangue Jornalismo mostra que quilombolas de Brejão dos Negros, próxima à foz do rio São Francisco, no município de Brejo Grande, em Sergipe, conseguiram na Justiça a condenação do criador de camarão Jefferson dos Santos Ramos, por destruir uma área de manguezal dentro da comunidade. O governo de Sergipe também foi proibido de conceder licença ambiental na região.
Futebol brasileiro na Justiça
Na série Futebol Brasileiro na Justiça, o 45 de Acréscimo traz casos de jogadores brasileiros que têm questões com a Justiça. Os três episódios que já estão no ar contam as histórias do treinador Cuca, do goleiro Bruno e do atacante Jobson.
Coletividade e emancipação
A equipe da Eco Nordeste visitou três comunidades nos municípios de Estância e Indiaroba, no Litoral Sul de Sergipe, para contar a história de mulheres de comunidades tradicionais do estado, que se organizaram em coletivos para enfrentar desafios juntas.
Em uma série de vídeos que começaram a ser publicados esta semana, a comunicadora popular Lúcia Oliveira entrevista mulheres negras que trilham caminhos de emancipação e empoderamento. O conteúdo está sendo publicado no canal do O Corre Diário, no Youtube.
Negros na piscina
O Site Negrê lançou seu primeiro documentário este mês, no Youtube. A proposta é mostrar como a exposição “Negros na Piscina”, que teve curadoria do pesquisador e escritor Moacir dos Anjos e da jornalista, professora e escritora Fabiana Moraes, impactou o olhar dos(as) visitantes enquanto estava em cartaz na Pinacoteca do Ceará.
E por falar em Fabiana Moraes, vale demais ouvir a entrevista dela ao podcast Vida de Jornalista. Uma aula de sensibilidade e jornalismo.
Novo Ensino Médio
Nas escolas públicas do Agreste pernambucano, região que é o reduto eleitoral do ex-ministro da Educação do governo Temer, o deputado federal José Mendonça Filho (União Brasil), responsável pela feforma do Ensino Médio, a rejeição às mudanças é alta, segundo apurou a equipe do Coletivo Acauã, em parceria com a Marco Zero Conteúdo.
HQs e agenda cultural
A Revista O Grito destaca o HQ Pedra D’água sobre o Recife de Clarice Lispector. O quadrinho traz uma narrativa que cruza elementos da obra da escritora, o Recife que ela conheceu quando morou na cidade nas décadas de 20 e 30, e a cidade nos dias atuais. A revista também lançou uma agenda cultural semanal, que sai sempre às quintas.
Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar combatendo preconceitos contra o Nordeste. Mande um pix para cajueira.ne@gmail.com
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.