Nordestines nota mil🌟
O que o resultado do Enem nos ensina sobre o preconceito contra o Nordeste
Oiê, tudo bem? Coisa boa é começar o ano juntinho de você! ❤️
Voltamos das nossas merecidas férias trazendo um balaio de novidades. Quem nos acompanha há algum tempo sabe que 2023 foi um ano de sangue nozói para a Cajueira, com o lançamento da Rede Cajueira, que entre as muitas ferramentas tem o primeiro e maior banco de fontes do Nordeste. Eita como inovam!😎
A gente chega fica emocionada de ver nosso trabalho brotando e ganhando o mundo. E já estamos a mil fazendo os planos para 2024! Entre as novidades deste ano, nossa newsletter agora também vai trazer memes nordestinos. Pense numa resenha! 😂😂Confere o que a gente separou e compartilha teus memes preferidos com a gente nas redes da @cajueira_. Também aproveita para ajudar a gente a continuar trazendo novidades. Manda um pix para cajueira.ne@gmail.com e/ou se junte ao nosso Plantio.
Agora, voltando a falara em emoção e orgulho, tu tens acompanhado as reportagens sobre as redações do Enem? Para quem ainda não sabe, os estados do Nordeste tiveram a maior concentração de notas mil na redação do Enem, com 25 das 60 notas máximas do Exame.
Rio Grande do Norte e Piauí concentraram a maior parte dessas notas, com uma média de 1,8 notas mil para cada milhão de habitantes. A gente sabe que em um país desigual como o Brasil, o acesso à educação ainda não é universal. Mas também sabemos que o preconceito regional é uma realidade ainda muito presente, e ver nordestines sendo considerados menos inteligentes ou qualificados não é novidade. Então, com todas as ressalvas, pense num gostinho bom de ver gente preconceituosa subindo pelas paredes com a realidade!
Agora, sem conversar miolo de quartinho, na primeira newsletter de 2024 trazemos uma matéria com estatísticas de nordestines dando show no Enem. Também tem outros links pra tu começar o ano sabendo mais sobre o Brasil, a partir da cobertura da mídia independente nordestina.
Sirva-se! Um cheiro!
Nordestinos nota mil
O Enem foi pauta nos veículos independentes do Nordeste. A Saiba Mais trouxe as estatísticas das notas da redação da região para quem quiser ver.
Calor da peste!
Não tem mais quem aguente ficar em canto nenhum sem um ventilador ligado na cara na velocidade 3, mas se a gente não se ligar, a tendência é piorar. O Marco Zero Conteúdo mostrou que o semiárido já aumentou por causa da crise climática.
Racismo
A Mídia Caeté fez uma importante reportagem sobre um caso inédito de um homem negro denunciado por racismo em Alagoas. O racismo também foi pauta na Paraíba Feminina, que revelou uma denúncia do Ministério Público Federal aceita pela Justiça, contra seis pessoas que fizera comentários racistas contra indígenas em redes sociais.
Eleições
Neste ano de eleições, vale muito acompanhar veículos nordestinos que informam sobre disputas nos seus estados. Boa dica para entrar no clima é ouvir o primeiro episódio de 2024 do podcast As Cunhãs, com a deputada federal Luizianne Lins (PT).
Memes Nordestinos 🌵
Esse ano eu vou mudar 😂😂😂
E olha o preço do pantonete….7 reais apenas um patonote!
Já pensou esse coroa no BBB24? 🥴
Eita povo abençoado indo pro culto 🗣
Deu pra matar a saudade? Ajude a Cajueira a continuar combatendo preconceitos contra o Nordeste. Mande um pix para cajueira.ne@gmail.com
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.