Não deixe o jornalismo independente do Nordeste morrer 🚨
Eles te mostram o que você não vê nos veículos sudestinos e são fundamentais para combater a desinformação
Oiê, tudo massa contigo?
Sabia que projetos de jornalismo independente no Nordeste têm mais dificuldade para se manter do que iniciativas localizadas no Sudeste? Isso porque há mais oportunidades de financiamento em cidades economicamente privilegiadas, como São Paulo.
Até que existem programas e editais que buscam oferecer sustentabilidade financeira para projetos de jornalismo no território nacional. Acontece que são raras as vezes onde iniciativas nordestinas conseguem acessar essas oportunidades. Se, por um lado, muitas organizações financiadoras ainda não enxergam diversidade regional como um critério fundamental de seleção, por outro, o próprio distanciamento geográfico dos centros financeiros e de poder do país coloca as iniciativas do Nordeste em desvantagem.
No começo do mês, o Portal dos Jornalistas alertou que o Paraíba Feminina, um site independente que tem foco em conteúdos em defesa dos direitos das mulheres e LGBTQIA+ corre o risco de fechar por falta de financiamento. Há muitos outros projetos de jornalismo independente no Nordeste que enfrentam desafios para sobreviver, sobretudo os que se localizam em municípios do interior.
O apoio financeiro da audiência é fundamental para que esses veículos mantenham suas coberturas independentes, livres de amarras com compromissos comerciais, como acontece nos jornais onde a publicidade é a maior fonte de renda.
Nós, da Cajueira, também precisamos do seu apoio para continuar fortalecendo pautas, projetos e produtores de conteúdo da nossa região. Você pode nos ajudar participando da campanha de financiamento recorrente Plantio e/ou mandando um pix para cajueira.ne@gmail.com.
Mas esse papo não é apenas sobre nós. Nossa missão é crescer juntas com outros projetos da região. Queremos alimentar, fortalecer e fazer florescer o jornalismo que combate estereótipos nordestinos na mídia, que está próximo dos interesses e necessidades do seu público, que ajuda a reduzir os desertos de notícias e que será de extrema importância para combater a desinformação em um desafiador ano eleitoral.
Nesse sentimento de união, listamos aqui projetos que você pode e deve apoiar hoje. Não deixe o jornalismo independente do Nordeste morrer. Financie as iniciativas que você curte.
Sirva-se!
Jornalismo de dados
Dados abertos de Feira: espaço onde as pessoas possam buscar informações sobre as contas públicas do município de Feira de Santana. Colabore como voluntário, doador ou oferecendo um código de dados.
Feminismo
Escreva Lola Escreva: blog não acadêmico em que a Lola fala de feminismo, cinema, literatura, política, mídia, combate a preconceitos e o que mais lhe der na telha. Contribua pelo Apoia-se.
Malamanhadas: produtora e podcast construído e pensado por feministas com o objetivo de levantar debates que contribuam para a união, protagonismo e garantia de direitos das mulheres. Apadrinhe o projeto ou contrate a produtora.
Raça
Negrê: portal de notícias e mídia preta nordestina, que amplifica vozes negras e seus múltiplos olhares. Tem como princípio um jornalismo antirracista. A campanha de financiamento está no Apoia-se.
Ceará Criolo: coletivo de comunicação que visa à ir na contramão do discurso excludente e enervado de clichês das empresas de comunicação sobre a população negra. Financie pelo Catarse.
Meio Ambiente
Econordeste: agência de conteúdo, formada por mulheres jornalistas, focadas nas múltiplas dimensões do Desenvolvimento Sustentável, social, econômica, ambiental, cultural, no Nordeste do Brasil, com respeito à diversidade e promoção da inclusão. Apoie no Catarse.
Política
As Cunhãs: podcast semanal sobre política cearense e nacional, com informações exclusiva e comentários descontraídos ou revoltados. Ajude pelo Apoia-se.
Esporte
NE45: portal de conteúdo jornalístico e analítico sobre o futebol do Nordeste. Ajude pelo Apoia-se.
Tem de tudo
Prosa Nordestina: podcast que leva outros sotaques para o Brasil, debatendo temas atuais com compromisso e descontração. Apoie o projeto e ouça no Orelo, para eles receberem pela audiência.
Conquista Repórter: veículo jornalístico baiano que busca oferecer aos cidadãos de Vitória da Conquista um jornalismo ético, independente e preocupado com o interesse público. Apoie no Catarse.
Budejo: podcast que abrange os mais diversos temas, mas sempre sob o olhar de quatro caririenses, região do sul do Ceará. De política a entretenimento, de cultura nordestina a cultura pop, o programa leva aos seus ouvintes o sotaque e a visão sertaneja sobre todos os temas que aborda. Ouça e apoie pela Orelo.
Bemdito: Plataforma multimídia que traz opinião, política, arte, reportagem e outras travessuras, sem papas na língua. Apoie com um pix.
Agência Tambor: veículo de comunicação da cidade de São Luís do Maranhão, multiplataforma, dedicado ao webjornalismo. O apoio é pelo pix – CNPJ: 18.525.582/0001-95.
Por trás da mídia: podcast de Sergipe que produz reportagens e comenta notícias e fatos políticos que ocorreram durante a semana. Dê seu apoio pelo Catarse.
Deixe de Pantim: podcast formado por quatro mulheres do semiárido brasileiro, com o objetivo de unir entretenimento e informação, trazendo desde temas mais densos até humorísticos, com uma linguagem acessível. Apoie pelo Catarse.
Cultura
Revista Alagoana: produção semanal voltada inteiramente para a notícias culturais do estado. Apoie o projeto no Catarse.
Revista Revestrés: periódico bimestral que fala de cultura, arte, literatura e da expressão popular, típica da gente piauiense. A revista pra quem tá pensando. Assine ou compre edições antigas.
Revista O Grito!: publicação jornalística pernambucana online independente dedicada a cobrir os diversos assuntos da arte e cultura pop como quadrinhos, música, cinema, literatura, artes visuais, moda e teatro/dança. Compre as edições aqui.
Jornalismo investigativo
Mídia Caeté: site alagoano de jornalismo independente, comunitário e investigativo. São muitas formas de apoiar. Escolha a sua.
Marco Zero: organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo qualificar o debate público promovendo o jornalismo investigativo e independente, com foco nas relações de poder. Assine aqui para doar.
Saiba Mais: agência de reportagem e jornalismo independente sem fins lucrativos formada por um coletivo de profissionais de comunicação pautada pela defesa dos direitos humanos, das liberdades individuais e da democracia. Escolha como quer apoiar neste link.
Direitos humanos
Olhos Jornalismo: coletivo de mídia independente em Alagoas, com conteúdo baseado na tríade da defesa aos direitos humanos, pluralidade e independência editorial. Financie aqui.
Paraíba Feminina: site com foco na defesa dos direitos das mulheres, LGBTQ+, crianças e adolescentes e populações vulneráveis. A campanha de financiamento é pelo Apoia-se.
Segurança Pública
Revista Zuada: publicação impressa produzida como trabalho de conclusão de curso por duas estudantes da UFC que se propõem a fazer um "jornalismo que ouve". Elas agora buscam apoio para fazer as próximas edições.
Religião
O Hebreu: podcast nordestino, produzido por cearenses, que se propõe como um espaço de encontro, reflexão e diálogo acerca das espiritualidades e religiões presentes no Brasil, abordando questões socioculturais de forma interseccional. Contribua pelo Apoia-se.
Gostasse dessa edição? Espalha por aí
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.
Confira nossas edições anteriores.