Oiê! Tudo massa?
Estamos lisas, recuperando a saúde no pós-carnaval, mas sobrevividas! Foi lindo demais viver a retomada da folia de rua no Nordeste. A gente sabe fazer festa popular como ninguém, né não?
Pois pronto. Agora o ano começou pra valer. E a primeira data mais importante do nosso calendário é o 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres. Como somos um projeto independente, feito por mulheres nordestinas, nós ainda vamos falar muito sobre p #8M por aqui e nas nossas redes. Aproveita para seguir a gente no Twitter e no Instagram.
Não deixa de fortalecer nosso trabalho mandando um pix para cajueira.ne@gmail.com e/ou fazendo uma doação mensal no https://apoia.se/cajueira. ;)
Nesta edição, a gente preparou um pequeno esquenta para o #8M. Tem um projeto de jornalistas negras nordestinas que tu precisa conhecer, podcasts de política feito por mulheres e reportagens imperdíveis.
Um cheiro! Sirva-se!
A arte de criar selas
Cachoeirinha, no agreste pernambucano, é conhecida como a cidade das selas de cavalo. Por lá, mulheres conquistaram independência financeira com o trabalho artesanal de couro e aço. O coletivo Acauã e a Marco Zero Conteúdo contaram as histórias de quatro mulheres artesãs de Cachoeirinha.
Curta de diretora alagoana vence festival de Berlim
A Mídia Caeté mostrou que o filme alagoano “Infantaria”, dirigido por Laís Santos Araújo, venceu o Prêmio Especial do Júri Internacional de Melhor Curta-metragem do Festival de Berlim. Presente na mostra Generation 14plus, a produção chegou também a ser qualificada para disputar uma vaga no Oscar 2023.O curta tem 24 minutos e acompanha Joana e sua família. Ela é uma menina que está se preparando para seu aniversário de 10 anos, mas que já anseia pela vida adulta.
Como usar a linguagem neutra?
Dúvidas sobre como usar a linguagem neutra? A Leia Diadorim fez um guia bem útil, com dicas para “hackear” o português e adotar uma linguagem mais inclusiva.
Política por elas
As Cunhãs é um podcast de política feito por mulheres no Ceará. O episódio de @AsCunhasPodcast com o senador Cid Gomes (PDT) repercutiu com força. O jornal O Povo, um dos mais tradicionais do Ceará, destacou a fala do senador sobre alianças entre o PDT e o PT no estado durante a entrevista.
Afoitas
Se você ainda não conhece o portal Afoitas, precisa. O veículo pernambucano pretende “escoar a produção jornalística de autoras negras e indígenas nordestinas cis, trans ou não binárias”. Vale acompanhar todos os conteúdos. Se quiser, comece lendo o texto “É no chão onde o encanto do Carnaval acontece”, da jornalista Lenne Ferreira.
Violência de gênero. Até quando?
Casos de assédio no bloco Muquiranas, durante o carnaval de Salvador, ganharam repercussão nas redes este ano. A Revista Afirmativa publicou um relato de Daiane Oliveira sobre as violências sofridas durante um desfile do bloco. “Estamos em 2023, mas ainda tem homens que acham divertido sair em um bloco travestido de mulher para importunar, agredir, violentar mulheres e promoverem cenas deploráveis de LGBTfobia”, disse ela.
Ameaças
Por falar em violência, a professora da Universidade Federal do Ceará, Lola Aronovich, autora do blog feminsita "Escreva Lola, Escreva" está sendo ameaçada de morte de novo. Segundo ela, os ataques no ambiente virtual já ocorrem há mais de 12 anos. Lola é pedagoga, nascida na Argentina, naturalizada brasileira, reconhecida pelo ativismo nos direitos das mulheres. Ela faz parte agora do grupo de trabalho criado pelo novo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania este ano que visa estabelecer políticas públicas de combate aos discursos de ódio e ao extremismo.
Ajude a Cajueira a continuar combatendo preconceitos contra o Nordeste. Mande um pix para cajueira.ne@gmail.com
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.