Eleições no Nordeste e o primeiro podcast da Cajueira 🎧
Conheça “Sertão do Futuro”, nosso podcast sobre educação adaptada ao contexto do semiárido
Oiê, tudo bem por aí?
Onde quer que a gente olhe tem santinho, jingle que gruda na cabeça e político prometendo tudo. Mas pode relaxar, a Cajueira está aqui para te guiar nesse balaio de gato.
Vamos fazer um mergulho nas disputas eleitorais do Nordeste. Nesta edição, nossa curadoria traz conteúdos sobre as eleições nas capitais de Alagoas, Maranhão e Paraíba. Acompanhe as próximas edições com rodadas pelos outros estados da região. Também fique de olho na Rede Cajueira e no nosso Instagram para se atualizar sobre a corrida eleitoral.
Antes de seguirmos para a curadoria, temos uma novidade. Em breve vamos lançar nosso primeiro podcast: Sertão do Futuro. Tamo chegando ao streaming!! Já contamos mais sobre ele. Antes, também queremos conquistar o seu voto para apoiar o nosso trabalho 🤭
Participe da campanha Plantio no apoia.se/cajueira e/ou mande um pix de qualquer valor para cajueira.ne@gmail.com. Seu apoio nos ajuda na missão de descentralizar o jornalismo no Brasil e nordestinizar narrativas com produtos que valorizam nossas identidades e jeitos de falar, como o Sertão do Futuro 😉
Conheça “Sertão do Futuro”, o primeiro podcast da Cajueira 🎧
Por muitas décadas, a história que nos contaram sobre o semiárido foi sempre a mesma: seca, luta e uma eterna batalha pela sobrevivência. Um retrato parado no tempo, pintado como um cenário de escassez. Mas quem conhece essa terra de perto sabe: o semiárido é muito mais. É lugar onde a inovação, a criatividade, a ciência e a tecnologia florescem. E é justamente nesse solo fértil e cheio de possibilidades que nasce o “Sertão do Futuro”, o primeiro podcast da Cajueira, com o apoio da Ajor e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Em três episódios curtinhos, gostosos de escutar e cheios de informação, ouvimos crianças e educadores sobre suas percepções e experiências nos territórios onde vivem. Nos inspiramos no modelo de educação contextualizada de Paulo Freire, que dialoga com o espaço geográfico e amplia saberes, identidades e autonomias. Queremos que as crianças cresçam inseridas nessas histórias, que sintam o sertão como parte de si e que brote nelas o sentimento de pertencimento e, acima de tudo, o orgulho de serem nordestinas.
O lançamento tá chegando, viu? E para não perder o primeiro episódio, que sai na próxima sexta-feira, dia 13 de setembro, fique de olho no nosso Insta, que vamos compartilhar nossos perfis nas plataformas de áudio por lá em breve 😉
Eleições no Nordeste 🗳️
Maceió (AL)
A disputa pela prefeitura da capital alagoana conta com seis candidatos: quatro homens e duas mulheres. De um lado, temos Rafael Brito, do MDB, que tem o apoio do governador Paulo Dantas e do ministro dos Transportes, Renan Filho (sim, o filho do senador Renan Calheiros!). Do outro lado, o atual prefeito JHC, do PL, que atualmente lidera as pesquisas. Além desses dois protagonistas, a disputa ainda tem Lobão, do Solidariedade; Nina Tenório, do PCO; Rony Camelinho, do Agir; e Lenilda Luna, da Unidade Popular (UP).
Alagoas apresentou uma queda significativa nas candidaturas de Pessoas com Deficiência este ano, com apenas 49 candidatos, uma redução de 51% em comparação com as 100 candidaturas de 2020. Isso coloca o estado como o de menor participação de PCDs no Nordeste.
São Luís (MA)
Em São Luís, o cenário não é menos complexo. Eduardo Braide, do PSD, tenta convencer os eleitores de que merece mais quatro anos no comando da capital maranhense, mas enfrenta o desafio significativo de Duarte Júnior, do PSB – partido de origem do atual ministro do STF, Flávio Dino. A disputa é acirrada, mas o que realmente chama atenção é a predominância masculina: sete homens contra apenas uma mulher, Flávia Alves, do Solidariedade. Os outros candidatos são Saulo Arcangeli (PSTU), Dr. Yglésio (PRTB), Franklin (PSOL), Wellington do Curso (NOVO), e Fábio Câmara (PDT).
No Maranhão, o podcast "Pão, Circo e Cheiro Verde", lançado pelo Pedreirense, é uma excelente opção para quem quer acompanhar as eleições além das capitais, explorando a política de um município do interior.
João Pessoa (PB)
Em João Pessoa, a política também é um jogo de homens. Seis candidatos e nenhum espaço para mulheres na corrida eleitoral deste ano. Cícero Lucena, do PP, atual prefeito, lidera com folga, tentando consolidar a sua narrativa de continuidade e progresso. Logo atrás, Luciano Cartaxo, do PT, e Ruy Carneiro, do Podemos, aparecem empatados. Marcelo Queiroga, ex-ministro da saúde no governo Bolsonaro e candidato pelo PL, não figura entre os favoritos nas intenções de voto. Completam a lista Yuri Ezequiel (UP) e Camilo Duarte (PCO).
Em João Pessoa (PB), Nicole D’Lamarck, atendente de telemarketing e candidata pelo MDB, busca ser a primeira vereadora transexual da cidade. Sua campanha destaca os direitos da comunidade LGBTQIAP+, inclusão, conscientização sobre religião e raça, e a defesa dos direitos das mulheres.
Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar valorizando a mídia independente nordestina.
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.