Deu Lula. E o Nordeste com isso?
Região vive expectativa de retomada de investimentos no novo governo
E aí, tudo bem contigo?
A gente ainda tá emocionada com o resultado das eleições! É um alívio saber que a defesa da democracia venceu o autoritarismo da extrema-direita e que o bom jornalismo, sempre valorizado na Cajueira, tem papel fundamental nessa vitória.
Imagina o que seria ter vivido quatro anos de Bolsonaro no poder sem jornalistas para investigar e expor os trambiques do governo? Parabéns às colegas e aos colegas que permanecem lutando contra a censura e enfrentando ataques - muitos deles protagonizados pelo próprio presidente - para levar informação de qualidade aos cidadãos. Não deixe de apoiar o trabalho dos jornalistas e dos veículos que você acredita.
A gente tem muito trabalho pela frente. Tu deves lembrar que o Nordeste foi foco de investimentos durante os governos do PT. Serasse vamos voltar a esse patamar? O que podemos esperar do novo governo Lula? Como vamos reconstruir o país? Selecionamos alguns conteúdos pra gente pensar e links com resultados do segundo turno dos governos estaduais.
Sirva-se! Um cheiro!
Deu Lula. E agora?
As Cunhãs podcast respondem a essa pergunta em um episódio com a jornalista e pesquisadora Grazielle Albuquerque e os deputados federais José Airton Cirilo (PT) e Eduardo Bismarck (PDT). Também tem um resumo dos resultados eleitorais em Pernambuco, Sergipe e São Paulo. Elas também fazem uma retrospectiva das eleições, analisando, por exemplo, o uso da máquina pública por Bolsonaro e os bloqueios da PRF durante o segundo turno no Nordeste, que tentaram desidratar votos de Lula na região.
Aliados no Nordeste
Lula venceu em 98,9% dos municípios do Nordeste. Ele saiu vitorioso em 1.774 cidades, mostra a Agência Tatu. O petista conseguiu eleger aliados em 7 dos 9 estados, à exceção de Pernambuco, onde ganhou Raquel Lyra (PSDB) e Sergipe, que elegeu Fábio Mitidieri (PSD).
Em Pernambuco, a eleição de Raquel Lyra, a primeira governadora do estado, representa mais do que a volta da direita tradicional ao poder. Seus aliados bolsonaristas podem puxar o governo para a extrema-direita, analisa a Marco Zero Conteúdo. É bom lembrar que, durante a campanha, o palanque de Lyra recebeu parlamentares como Clarissa Tércio, a pastora bolsonarista e deputada federal eleita pelo PP, que organizou ato para tentar impedir a realização de um aborto legal para uma menina de 11 anos, vítima de violência sexual, em 2020.
Em Natal (RN), o prefeito Álvaro Dias (PSDB) saiu duplamente derrotado no 2º turno. Além de não conseguir os votos que queria para Bolsonaro, ele viu o candidato petista ampliar a vantagem em Natal em relação ao 1º turno. Do lado vitorioso, a governadora reeleita Fátima Bezerra (PT) já prepara seu caderninho de anotações com os pedidos que fará ao novo presidente. Segundo a Saiba Mais, ela quer verbas federais para concluir obras e construir um hospital.
Castanha
Três veículos do Nordeste estão entre os finalistas do Troféu Rastilho, oferecido pela Livre.Jor. A COAR, do Piauí, e o Rumbora Marocar, do Maranhão, foram reconhecidos pelo trabalho que promovem no combate à desinformação, como projetos de checagem de fatos hiperlocais. O terceiro finalista é o Conquista Repórter, do interior da Bahia.
Reconstruir o país
A vitória de Lula nos coloca diante do desafio de reconstruir o país. No Blog Escrivaninha, Ricardo Moura escreveu que “retomar o que se perdeu de civilidade é nossa tarefa histórica neste momento”. Ele alerta: “a velha política não entregará os pontos facilmente. A resposta veio por meio do jorro de dinheiro público que irrigou campanhas de Norte a Sul e da normalização da violência política como estratégia de intimidação.”
Violência eleitoral
A Revista Afirmativa denunciou que a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), de 55 anos, foi hostilizada por dois policiais militares, em frente ao seu local de votação, em Salvador (BA). Os agentes da Polícia Militar se aproximaram da deputada e de outras pessoas que estavam com ela, ameaçando dar voz de prisão e acusando o grupo de “boca de urna”. Um dos agentes disse que a deputada é “uma vergonha” e que Lula é “vagabundo”.
Tá na hora do Jair já ir embora
A gente termina esta edição com um vídeo dO Pedreirense, que registrou a comemoração da eleição de Lula no município de Pedreiras (MA). Moradores lotaram a principal avenida da cidade, dançando os jingles da campanha. Aliás, "Tá na hora do Jair já ir embora", que chegou ao top do Spotify, é um dos sucessos do baiano Juliano Madeirada. O Nordeste fez tudo pelo Brasil nas eleições, né mesmo?
Gostasse dessa edição? Ajude a continuar o nosso trabalho contribuindo com a campanha de financiamento Plantio e/ou manda um pix para cajueira.ne@gmail.com
Espalha nossos frutos por aí !
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.
Confira nossas edições anteriores.