Censura aqui não, bicho!
A gente vai seguir brigando por liberdade de expressão, de pensamento, de sotaques
Opa, e aí, já escolhesse qual projeto de mídia independente nordestina apoiar? Se leu a nossa última edição, apostamos que sim! E não esquece de contribuir com a nossa campanha Plantio também, que a gente tá precisando de ajuda para seguir por aqui crescendo e brigando pelas liberdades que acreditamos.
Quer frescar, fresque, mas não fique frescando não!
Neste ano eleitoral, último do (des)governo Bolsonaro - se Deus e todos os santos nordestinos quiserem, e eles querem -, nós vamos precisar combater ainda mais a censura e a desinformação no e sobre o Nordeste. O que vai ter de gente dizendo que nordestino não sabe votar, que escolhe com a boca (leia mais sobre o estigma do nordestino que não sabe votar); ou de cobra criada inventando mentiras; e políticos e poderosos retaliando jornalistas que expõem verdades… vai ser muito aperreio, mas a gente tá pronta.
Semana passada, o professor Nonato Lima foi destituído da direção da Rádio Universitária da Universidade Federal do Ceará (UFC) por ser crítico de Bolsonaro. Ele foi proibido de manter o seu programa Rádio Livre, pois não aceitou interferências no conteúdo, inclusive nas músicas, e nem a inclusão de negacionistas nos debates promovidos pela rádio. Agora, o professor segue com o programa em formato de podcast. Bora lá ouvir e dar essa moral?!
E, repara, que ainda vieram querer calar os artistas no maior São João do mundo em Caruaru (PE) -que Campina Grande não nos escute! Mas após repercussão da reportagem da Marco Zero sobre o edital da festa censurando manifestações políticas, a classe artística pressionou, a galera nas redes sociais também e a prefeitura da cidade (@prefcaruaru) se mexeu. Emitiram nota oficial afirmando “categoricamente que não há qualquer possibilidade de censura a artistas durante o São João do município”.
Pois estamos de olho! E doidinhas para forrozar na melhor época das terras nordestinas. Agora bora de curadoria fresquinha…
Um cheiro, Sirva-se!
Mães na ciência
Os estudos comprovam o que as mulheres cientistas sentem na pele: os avanços na carreira acadêmica diminuem com a maternidade. Novidade, não? Mas vale ler os relatos de mães que precisam enfrentar jornadas duplicadas - e até mesmo triplicadas, para não abrir mão da carreira, como mostra a reportagem da Revista Alagoana.
Sociedade violenta
Apenas nos quatro primeiros meses de 2022, Alagoas registrou duas mortes por linchamento. Nos últimos dois anos foram 25 casos e mais de 100 tentativas. Os números mostram que esse tipo de violência tem sido frequente, mas as subnotificações dificultam a investigação e a responsabilização dos linchadores. Leia na reportagem do Olhos Jornalismo.
Crises e desigualdades
Os campos de concentração no Ceará, vendidos como uma política de amparo na década de 1930, faziam parte de um projeto dos governos estadual e federal, que incentivavam a criação de espaços para o confinamento de flagelados das secas. Conheça essa história na reportagem da Marco Zero Conteúdo. Apagados da história oficial, esse passado está marcado na memória popular.
Ainda sobre cicatrizes não cicatrizadas do passado, a crise da pandemia no continente africano expõe os valores coloniais que nunca se foram. É, sobretudo, uma crise sanitária, moral e capitalista, como mostra a reportagem do site Negrê, que ainda traz detalhes sobre a variante 501Y.V2 na África do Sul.
Meio ambiente pedindo socorro
A Marco Zero também tem feito reportagens falando sobre os impactos de uma instalação de um parque eólico no Vale do Catimbau, no Agreste de Pernambuco.
O Info São Francisco vem denunciando há semanas a morte de peixes no Baixo São Francisco, devido à manutenção das vazões da Usina Hidrelétrica Xingó, que aprisiona e mata os animas em poças no leito do rio. O problema ocorre devido à crise hídrica imposta pelo setor elétrico.
Respiros no ar
Após mais de 20 anos desde que foi considerada extinta da natureza, a ararinha-azul está cada vez mais perto de voltar ao seu único habitat natural no mundo: as matas de Caatinga. A Agência Eco Nordeste dá detalhes de como isso vai acontecer e mostra quem trabalhou arduamente por esse momento.
Que comecem os jogos
A arena mais moderna do interior do Brasil, o Romeirão, estreou com os jogos oficiais no dia 16 de abril. Localizada em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, no Ceará, o estádio possui capacidade para 17.230 pessoas e está atraindo o público. Leonardo Cruz, torcedor do Icasa, escreveu um artigo para o Verminosos do Futebol e contou a sua experiência na arena.
Saudades do que viveu?
Saudosistas do Orkut estão cheios de expectativa pela volta da rede social, marcada pelas comunidades e pelos depoimentos. E esse é o assunto do episódio do É Noisy Podcast.
E só quem viveu sabe como é crescer no meio evangélico, né bença? No Budejo, capítulo 121, versículo primeiro, Pedro e Vamille contam suas experiências como jovens ex-crentes 😇
Castanhas
Oportunidade
Um estudo realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, está buscando jovens ativistas, militantes e/ou integrantes de movimentos sociais do Nordeste para responderem a um questionário que busca observar conexões entre o consumo de informações jornalísticas e uma atuação mais assertiva em relação às questões socioambientais.
Mais oportunidades
O Instituto Fogo Cruzado e a Escola de Dados estão com inscrições abertas para dois cursos virtuais gratuitos sobre violência e dados. Serão ofertadas 100 vagas, destinadas ao público dos estados do RJ, BA, PE, AM, CE e RN. Veja regras para inscrição.
Parabéns! 🥳
A Agência Tatu está de parabéns e acaba de completar 5 anos de existência. A iniciativa de três estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) inovou ao empreender utilizando dados, e já inspira outras iniciativas independentes.
Falando em informações que a Tatu descobriu cutucando planilhas e números, tu sabes qual é o município brasileiro que possui mais carros por habitantes? E o que tem apenas 13 veículos registrados? Eles fizeram um levantamento que mostra a evolução da frota de veículos no Brasil e conta algumas curiosidades.
A Revista Revestrés também está de parabéns, completando 10 anos. A data foi marcada pelo lançamento da edição #51 da publicação piauiense, que tem como entrevistado o cantor e compositor Zeca Baleiro. A revista traz também uma conversa com Déia Freitas, a podcaster do @nãoinviabilize quase cancelada nas redes por oferecer vaga de emprego para mulheres negras.
Gostasse dessa edição? Espalha por aí
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.
Confira nossas edições anteriores.