Chegou o mês do São João! 🔥🌽
Quando junho começa, as nordestiny’s child só pensam em dançar forró e em encher o bucho com comidas de milho 😋 Os nove estados têm festejo pra todo gosto. Tem até passinho brega funk versão quadrilha 😂
Ainda vamos falar muito do São João do Nordeste ao longo deste mês. Se ligue nos conteúdos por aqui e pelo Cajuzap [(11)98242.8751] e também acompanhe a gente no Twitter e no Instagram (@Cajueira_). O arraiá da Cajueira tá apenas começando! E, já que junho também é o mês dos namorados, que tal esquentar o clima com um pix correio elegante? Manda uma mensagem pra gente junto com um pix do amor para cajueira.ne@gmail.com. Vamos compartilhar os recadinhos do coração por aqui😉
Tu também pode ajudar nosso trabalho contribuindo com a campanha Plantio. O apoio de vocês é fundamental pra gente continuar a missão de valorizar a mídia independente nordestina e combater preconceitos contra nossa região.
Agora ventimbora que o balaio de links mais saboroso da internet já tá prontinho pra tu. Sirva-se com a fartura de conteúdos do Nordeste.
Um cheiro no pé do ouvido!
Ataques aos povos originários
Com a recente aprovação do Marco Temporal na Câmara dos Deputados, o podcast Perdidos na Paralaxe questiona se será possível superar os desafios do colapso ambiental e ecológico imposto pelo capitalismo.
Jornalismo antitransfobia
A Agência Diadorim foi alvo de ataques transfóbicos em suas redes sociais, no início de maio, após publicar uma reportagem denunciando perfis de “militância materna” que disseminam informações falsas e sem embasamento científico contra pessoas trans. O papel da Diadorim, uma agência feita por pessoas nordestinas, é discutir questões relevantes que afetam a comunidade LGBTQIA+ e promover a igualdade, a inclusão e o respeito. Por isso, ela manda um recado bem direto: "nosso jornalismo antitransfobia não será desencorajado". Estamos com vocês, Diadorim!
Vale ouvir
O podcast Bisão Voador pergunta: direitos para quem? A conversa com o pesquisador de direito político Luís Buttes busca desmistificar a frase "direitos humanos para humanos direitos".
O primeiro bate-papo da terceira temporada do podcast RepercutA, com Caio Gaona Geek Batera. O paulista se destaca por suas performances em trilhas sonoras de filmes e é reconhecido por produtores do mundo do entretenimento, produzindo conteúdo que une bateria, música, cinema e mundo nerd.
Também vale ouvir um episódio sobre filosofia e psicanálise com o psicanalista Érico Andrade, no É Noisy. Ele reflete sobre a importância de repensar nossa relação com o tempo.
Afropédia sergipana
De acordo com o IBGE, 79,7% da população de Sergipe se autodeclaram pretos e pardos. O portal do Kizomba do Saberes reunirá conteúdos didáticos afro-sergipanos e biografias de personalidades negras no projeto que está sendo chamado de Afropédia Sergipana. Quem avisa é o Mangue Jornalismo. O objetivo do portal é dar evidência a vozes negras historicamente silenciadas e apagadas historicamente.
Ainda em Sergipe, o podcast Por Trás da Mídia está fazendo uma série de entrevistas com artistas sergipanos. No último episódio, o papo sobre música, arte, processo criativo e coletividade foi com a multiartista Táia.
Contaminação do Velho Chico
Com a infestação dos moluscos invasores no Baixo São Francisco, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Mato da Onça solicitou providências à superintendência do Ibama, em Alagoas. A contaminação do rio pelo mexilhão dourado afeta o cotidiano dos ribeirinhos, segundo o Info São Francisco.
Desmatamento
Moradores de Itaetê, na região da Serra da Chapadinha, na Bahia, denunciaram que a Mineradora Novo Rumo está fazendo desmatamento não autorizado e iminente extração irregular de ferro. O Corre Diário traz os detalhes.
Castanhas
Julho das Pretas - grupos, organizações e coletivos de mulheres negras podem inscrever suas atividades na agenda coletiva para o Julho das Pretas até o dia 12 de junho. Com o tema Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver, a 11ª edição do evento é organizada pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras, Rede de Mulheres Negras do Nordeste e Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira.
Jornalismo independente no NE - Até 9 de junho, estão abertas as inscrições para o curso “Jornalismo Independente no NE: desafios e soluções”. O projeto tem o objetivo de fortalecer institucionalmente organizações de jornalismo no Nordeste e é uma realização da Marco Zero Conteúdo em parceria com o Mestrado de Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco.
Inês Aparecida no Vida de Jornalista - Não é novidade que a gente ama a cunhã Inês Aparecida. O podcast Vida de Jornalista, que também amamos, fez um perfil da jornalista cearense, integrante do podcast de política As Cunhãs. Da imprensa escrita nos anos 70 e 80 até a análise política na podosfera, Inês deixa um rastro de carisma por onde passa.
DEEEEEIXE ELA QUE ELA É DA CAJUEIRA! Eita bixiga! Ainda no ramo de mulheres nordestinas poderosas é demais, nossa cofundadora, jornalista Nayara Felizardo também foi convidada para participar de um podcast. No Diguénada, ela falou da Cajueira, de jornalismo, da infância e de outras coisas que só ouvindo pra saber.
Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar valorizando a mídia independente nordestina.
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.