A eleição já começou 🗳️
Movimentações no tabuleiro político e links para ficar por dentro dos jogos eleitorais
Oi, tudo bem contigo?
Filiações, trocas de partido, formação de palanques. A eleição já começou. E se tu está se sentindo à deriva no mar agitado das notícias políticas, chegamos com o bote salva-vidas!
Para entender a política brasileira é preciso ampliar o olhar para além de Brasília. Por isso, ainda vamos falar muito dos cenários eleitorais nos estados do Nordeste ao longo deste ano, valorizando as coberturas locais e o trabalho dos jornalistas. Aliás, aproveitamos que hoje é o Dia do Jornalista para dizer: Ficar bem informada/informado/informade já é meio caminho andado para fazer boas escolhas em outubro.
Então, se tu queres saber o tá rolando nos nove estados da região (inclusive os bafafás políticos), ajuda a gente a manter nossa curadoria de conteúdos contribuindo com a campanha de financiamento Plantio e/ou fazendo um PIX para cajueira.ne@gmail.com ;)
E não esquece de direcionar nossas newsletters para a caixa de entrada do seu e-mail e se inscrever no CajuZAP, nossa minicuradoria em áudio pelo Whatsapp. Basta salvar o número 11 98242-8751 na sua agenda e mandar ‘Oi’ pelo Whatsapp.
Agora vamos para um giro pela cobertura política produzida pela mídia independente e nordestina. Um cheiro!
Sirva-se!
Pela primeira vez, Ceará e Piauí são governados por mulheres
A primeira mulher negra a governar o Piauí, Regina Sousa (PT) foi destaque como inspiração no Portal Eufemea. De filha de agricultores a professora de francês, ela tomou posse em 31 de março, depois que Wellington Dias deixou o cargo para ser o candidato ao senado pelo PT.
Outro estado que terá uma mulher no governo pela primeira vez é o Ceará. O Bemdito publicou um texto sobre Izolda Cela, do PDT, que tem potencial para personificar a marca de um novo fazer político e uma inovadora cultura de gestão do poder. O Podcast As Cunhãs também fez um episódio especial desvendando a mulher que assume no lugar de Camilo Santana, o candidato do PT ao senado.
Aliás, o podcast político As Cunhãs, que repercute notícias do Ceará, já prometeu fazer um giro por todo o Nordeste para contar as principais tretas políticas nos estados neste ano eleitoral. O primeiro episódio com essa temática falou da Bahia, do Piauí e de Pernambuco.
Campanhas pegando fogo
As campanhas já começaram, ainda que não oficialmente. As fotos com Lula ou com Bolsonaro são as mais disputadas do momento.
Em Alagoas, o candidato ao governo Paulo Dantas (MDB), aliado do Renan Calheiros, já conseguiu a tão sonhada foto com Lula (PT). A questão que fica agora é se Rodrigo Cunha (PSDB), principal concorrente da chapa, vai apresentar foto com Bolsonaro.
Em Vitória da Conquista (BA), o #ForaBolsonaro impera. Um show do grupo Titãs, em 27 de março, virou palco de protestos contra o governo, segundo o Avoador, a exemplo do festival de música Lollapalooza em São Paulo, que sofreu tentativas de censura também em março.
No Ceará, a disputa política já começou provocando guerra de palavras sobre a crise de segurança pública. Mas pouco se aproveita desse tiroteio de acusações, alerta o Blog Escrivaninha . É que, enquanto os políticos trocam farpas, os anseios da população ficam em segundo plano. “As gestões passam, mas as dores da população teimam em persistir. E a tolerância para os mesmos discursos de sempre está cada vez menor”, escreveu Ricardo Moura.
O povo decide…não, mas peraí
“Todo mundo vai pra urna achando que vai escolher. Mas na real a gente vai escolher a partir das escolhas que os partidos já fizeram”. A fala é do vereador do Recife Ivan Moraes (PSOL), candidato a deputado federal, que deu entrevista para o podcast É Noisy. Vale sacar esse podcast que tem muitas histórias arretadas!
Outra entrevista interessante é a da liderança quilombola Nêgo Bispo para a Revista Revestrés. Destacamos um trecho: "Fomos nós que construímos Lula, conosco ele é uma pessoa referenciada e sem nós não é ninguém, é como se fosse o Rio São Francisco sem os afluentes. E o PT deixou de respeitar seus afluentes – os movimentos sociais. Acho que Lula volta à presidência, mas espero que volte respeitando seus afluentes."
Para encerrar, te deixamos com o podcast Por Trás da Mídia com o educador cultural Zezito de Oliveira, licenciado em História pela Universidade Federal de Sergipe e especialista em arte e educação. Ele falou sobre o impacto do neoliberalismo na escola pública e no Brasil, em um processo de perda de direitos da classe trabalhadora, intensificado após o impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2016.