🎧 Séries de podcasts nordestinos para aprofundar temas importantes
Uma edição pra tu que gostas de um bom conteúdo em áudio para ouvir se acabando na faxina
Opa, tudo massa contigo? A gente nem acredita que jajá vamos fazer um ano desse nosso papo aqui por e-mail, falando dessa ruma de conteúdo potente dos nove estados nordestinos. Pois mês que vem estamos de aniversário e já estamos preparando muitos conteúdos especiais para celebrar, te prepara que vem coisa boa por aí!
E, vale lembrar que você contribuir para que esse projeto continue crescendo, deixando seu apoio na nossa campanha de financiamento e/ou fazendo um pix para cajueira.ne@gmail.com.
Nesta edição trazemos uma curadoria finíssima de podcasts jornalísticos da região que estão aderindo as séries em áudio para aprofundar em temáticas importantes e, muitas vezes, complexas. Repara: tem discussão sobre juventude e política, privatizações, ciência no Sertão e segurança alimentar.
Sirva-se!
👩🔬 Sertanejas pesquisadoras
Tem ciência no Sertão, sim, e o Calumbi pode provar. Na sua quarta temporada, o podcast traz, quinzenalmente, a série Sertanejas Pesquisadoras. Já foram três episódios até agora. No mais recente deles, a entrevista foi com a bióloga Laís Machado, integrante do coletivo Ciência Oxe, que atua com divulgação científica a partir do semiárido. Alô, jornalista que está lendo a Cajueira, é obrigatório ouvir a série completa e diversificar suas fontes, hein?
✊ Questões sociais
E o povo costuma achar que ciências são só as Naturais, né não? Mas a gente, que é do Jornalismo, valoriza bem as Ciências Humanas também. No último episódio do podcast Elas Pesquisam, o assunto foi 'o direito conquistado na política de assistência social no Brasil e o desmonte anunciado'. Pauta necessária, porque defensoras e defensores de direitos humanos e profissionais de serviços sociais têm sido atacados no Brasil. A entrevistada deste programa, a professora e pesquisadora Paula Raquel Jales, escreveu uma tese que trata, entre outros temas, sobre o lugar de disputa da assistência no sistema democrático.
⚠️ Tempos cruéis
Por falar em debates relevantes pro momento que vivemos hoje, o podcast Por Trás da Mídia lançou o segundo episódio do especial sobre segurança alimentar. Ele aborda as dificuldades enfrentadas por famílias para conseguir o básico: ter três refeições ao dia.
Manda mais que tá pouco! Quem está publicando não uma, mas duas séries especiais, é o podcast Prosa Nordestina. Já são três episódios debatendo juventude e política e dois sobre privatizações.
🚀 Ameaça no Maranhão
Há alguns dias, a Comissão do Senado dos Estados Unidos determinou que o governo americano não utilize recursos destinados a ações no Brasil para remover comunidades indígenas e quilombolas da região de Alcântara, no Maranhão, onde a ampliação de um Centro de Lançamento de Foguetes, instalado desde a década de 80, ameaça várias famílias. Sobre isso, o Jornal do Tambor entrevistou Davi Pereira Júnior. Ele é quilombola, antropólogo, doutor em Estados Latinos Americanos e da Diáspora Africana pela Universidade do Texas e voluntário do Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara.
🎥 Questões de gênero
A Revista O Grito publicou recentemente o sexto episódio do seu podcast "Eu curto, tu curtes, ele, o curta”, para quem gosta e quer conhecer a produção dos filmes em curta-metragem no Brasil e no mundo. A discussão foi sobre a desigualdade de gênero no cinema e a entrevistada é a diretora pernambucana Adelina Pontual.
📰 Aborto
No gancho das pautas feministas, teve mais essa aqui bem séria - pra tu ler, agora - sobre as mulheres denunciadas pelo crime de aborto em Alagoas. Quem são elas? Géssika Costa, do coletivo de Alagoas Olhos Jornalismo, foi atrás de responder essa pergunta e obteve dados da Polícia Civil do estado via Lei de Acesso à Informação. Negras, com idade média de 30 anos e moradoras de cidades do interior alagoano, esse é o perfil das mulheres que passaram por inquéritos policiais por interromper gestação entre 2011 e 2021. E a reportagem conta a história de uma mulher de 29 anos que passou por isso. Diga aí, minha irmã tá fácil não =(
Castanhas
Ah, mas não é só a gente que tá comemorando aniver! O site Blogueiras Negras está completando 9 anos de (re)existência e de representatividade. Que coisa marlinda é construir uma jornada dessa! Fica aqui nossos parabéns e desejos de vida longa <3. Oxe, vai lá no site saber mais e ajudar elas também…
❓ Polícia intima desaparecido
Jonas Seixas foi abordado por policiais em Maceió e desapareceu. Isso tem mais de um ano. Agora ele simplesmente recebeu uma intimação para comparecer à delegacia. Ficou confuso? Mas foi isso mesmo. A mãe de Jonas, dona Claudinete, foi surpreendida com o documento entregue pela polícia, sendo que o filho dela foi colocado dentro de uma viatura no dia 9 de outubro de 2020 e nunca mais voltou pra casa. O site Mídia Caeté contou melhor essa história. E, em outra reportagem, relembrou o caso que ainda está sem solução, discutindo sobre o desaparecimento forçado do rapaz.
🌵 Caatinga ou deserto?
Já falamos em edições passadas sobre a desertificação de partes da Caatinga, mas voltamos ao assunto hoje porque o problema foi novamente diagnosticado. O MapBiomas analisou imagens de satélite entre 1985 e 2020. Nesse período, 112 municípios da Caatinga - classificados como Áreas Suscetíveis à Desertificação (ASD), com status 'Muito grave' e 'Grave'- ainda tiveram perda de 3% de vegetação nativa. O Eco Nordeste dá todos os detalhes sobre esse problema ambiental, de um ecossistema fundamental para o Brasil.
Pois vamos tomar nosso rumo depois dessa, te cuida. Aproveita o feriado pra ouvir os podcasts , se for emendar por aí, e conta depois o que acharam respondendo este email ou lá no nosso insta @cajueira_ 🧡
Um cheiro!
Sem esquecer, lógico, daquele abraço especial pros nossos cajuzinhos apoiadores recorrentes da Campanha Plantio no Apoia.se, essas maravilhosidades aqui:
✨ Bruno Vinicius Luiz da Silva; Maria Aparecida de França Gomes; Luizy Silva; Lilian Alves; Jéssika Lima Santos; Tomás Shoji Miyashiro; Luiz Denis Graça Soares; Sérgio Spagnuolo; Vilma Santos; Juliana Moisés Dias Gomes; Jorge Wakabara; Cristiano Ferraz; Luis Felipe Cruz Santos; Livia Lima da Silva; Paulo Veras; Marcílio José de Sousa Costa; Karl Vandesman de Matos Sousa; Carlos Eduardo Falcão Luna; Alice de Souza; Maia Gonçalves Fortes.